quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Grupo Cantores Contemporâneos 2016



Veja o vídeo do espetáculo

Canções do tempo




Este trabalho não tem pretensão de contar a História da Música Brasileira, mas vem mostrar um pouco do panorama seresteiro e valsante vivenciado neste país iniciando pelas Modinhas (1º gênero de música considerado brasileiro valsinhas de salão Fox trot, Chorinhos, Canções, Bossa Nova, Boleiros, mostrando que o samba foi além dos mais antigos rítmos e de ricas ramificações e nomenclaturas diferentes e o maior representante da nossa música.
No repertório constam composições paraenses de Waldemar Henrique. Wilson Fonseca. Pedrinho Cavallero. Maria Lídia. Nego Nelson assim como composições de autores brasileiros como Ernesto Nazaré, Tom Jobim, Chico Buarque, Vinícius de Moraes, João Bôsco, Dorival Caymmi, Sinhô e outros.
Na pesquisa para a concepção do musical, está sendo idealizada a indumentária apropriada para representar um ambiente com adequação aos estilos de um tempo remoto com um ar contemporâneo do sec XXI.
Interpretado pelos Cantores Contemporâneos o Musical será desenvolvido com cenas do tempo em quatro blocos musicais: 1-Modinhas e Valsinhas 2-Canções 3-Boleros 4-Sambas. Serão solos, duos, trios, quartetos, octetos, backs instrumentistas que cantam ou cantores que tocam violista, violinista, violoncelista, percussionista, flautista além da banda.












“O Abre Alas”



Grupo formado na Escola de Música da UFPA desde 1987 pela Profª. Ana Maria Souza. A partir de 1988, o grupo aplica a interdisciplinaridade, integrando o Canto Coral a recursos cênicos e expressão corporal, com objetivos de desenvolver a interpretação musical dos coralistas. Vem realizando vários espetáculos músico-teatrais com participação de renomados diretores cênicos e técnicos, sendo reconhecido como o 1º Coro-cênico da Amazônia.

Participou de Festivais Brasileiros como o FEMACO-(MA), ENCOTHE (PI), Encorama ( AL), II Seminário de Diversidade Cultural (AL), Semana do Músico (AP), II Jornada Nacional de Educação Profissional do MEC (MA), Projeto Minas-Pará (MG), Encontros de Arte da UFPA no Theatro da Paz, Encontros e Mostra de Corais em Belém, além de apresentações em Barcarena, Soure, Abaetetuba, Castanhal e S.Caetano de Odivelas. 

Os últimos trabalhos dos Cantores Contemporâneos relacionam-se a temática étnico- racial como “Show de cor” e sobre questões ambientais “Amazônia em cantada”. Atualmente dedicaram-se ao resgate dos antigos carnavais com o novo espetáculo “O Abre Alas” 

O espetáculo Ô Abre Alas, vem resgatar os antigos carnavais brasileiros dos salões e de rua, trazendo para os espaços culturais de Belém, uma retrospectiva dessa manifestação, através de aprimorada pesquisa musical e histórica. É um trabalho interdisciplinar que utiliza o Canto, a expressão corporal, integrado com as linguagens visuais e cênicas. São 14 cantores-atores e seis instrumentistas juntamente com uma equipe de profissionais envolvidos com a temática e com experiências comprovadas nas áreas que lhe competem. 

Pretendemos apresentar personagens relevantes dessa manifestação, como Chiquinha Gonzaga, cantando sua primeira marchinha carnavalesca que dá o nome ao projeto e ao Show, assim como Carmem Miranda uma de nossas maiores intérpretes brasileiras dos sambas, no cenário internacional. 

No repertório, apresentam-se as tradicionais Marchas rancho, Marchinhas, Sambas, o 1º samba oficial brasileiro: “Pelo telefone” e a famosa Aquarela do Brasil de Ary Barroso. 

Este espetáculo já foi visto por mais de 3000 pessoas com passagens pelos teatros: da Paz Waldemar Henrique, Margarida Schivasappa, Gabriel Hermes e nos salões do Crowne Plaza e Hilton Hotel. Sendo esta é a última e única apresentação da temporada de 2009. 


FICHA TÉCNICA


Direção Geral, Regência e Arranjos

Ana Maria de Castro Souza


Direção Cênica

Miguel Santa Brígida


Coreografia

César Augusto Cordeiro


Cenografia/Figurinos

Eduardo Chagas e Dilú Fiúza de Melo


Direção Musical e Arranjos

Cizinho Pamplona e Alexandre Contente


Produção: Gilvandro Figueiredo


Cantores: Ligia Brito, Karla Cruz, Judite, Eugenia, Valéria Dias, Alessandra Alencar, Dayse Puget, Ana Lemos, Daniel Barbosa, Ricardo Catete, José Pires, Leonardo Nazaré, Cesar Cordeiro, Ian Dantas.

Participações Especiais: Alba Maria (make up) e Marlúcio Mareco como Carmen Miranda

Banda: Cizinho Pamplona (Violão), Diego Xavier (Percussão), Maurício Nery (Bateria) e Jorge Mendes (Trombone)








Veja o vídeo do espetáculo

Quando tudo começou...


Formado no antigo Serviço de Atividades Musicais (SAM) hoje Escola de Música da UFPA, pela professora Ana Maria Souza, por incentivo da turma de musicalização de 1986, chamado inicialmente Coral de alunos do SAM. Por ocasião da Encontro de Corais 1997 da Fundação Carlos Gomes, ganhou o nome de Coral “Helena Coêlho Cardoso” em homenagem a soprano lírica Maria Helena Coêlho Cardoso.
Após vários aperfeiçoamentos da regente Ana Maria em Painéis Corais da FUNARTE em cursos de regência no sul do país, alguns regentes estiveram em Belém para ministrar cursos de regência e realizar Master Class de coral e técnica vocal, tendo também como objetivo trabalhar o Coral Helena Cardoso. Estiveram os regentes: Mara Campos (SP), Angela Coêlho (BH), Silvério Maia(PA) e o especialista em técnica vocal o Prof. Ataulfo Cardoso (BH),
Em 1988 no XV Encontro de Arte de Belém –ENARTE, foi realizado o 1º espetáculo músico-teatral, “Canções e Ações” no Theatro da Paz, com direção cênica de Carlos Viegas(Sesc-PA) com participação de Marina Monarcha. De 1989 a até 2008 seus primeiros 20 anos, chamou-se Côro-cênico “Helena Cardoso” (sendo o 1º da Amazônia), depois ficou apenas Côro-cênico da UFPA.
Nesses 28 anos de atividades o Coral foi interrompido 2 vezes por ocasião do afastamento da regente para mestrado e doutorado. Ainda na Escola de Música da UFPA - ICA passou a chamar-se Cantores Contemporâneos em  2004.
Desde sua criação já realizou 15 espetáculos o Coral interpretou o Requiem de Mozart junto com o coral da Assefaz (BH), alunos de canto lírico da EMUFPA e a orquestra da UFPA ( 19..)   , assim como o Glória de Vivaldi com a orquestra da UFPA (19..)
Os espetáculos realizados com direção musical de Ana Maria Souza           
Canções e ações (1988); Liberdade (1989); Em cena: sons (1990); Pim, Pam, Pum (1991); O pulo do gato (1992); Ao longe ouviu-se um chamado para cantar (1994); Canto dos cantos; (1996); Dez anos em cena: uma voz que eu não posso controlar (1997); Canto do mundo (1998) Desafio (Direção Musical :Cristina Owtake)  (1999); Show de cor (2004-2006); Amazônia em cantada (2007); Ô  abre alas: um resgate dos antigos carnavais (2008-2009); Canções do tempo (2010).
Diretores Cênicos  do Côro –Cênico “Helena Cardoso”
Ø  Carlos Viegas - Canções e Ações (1988)
Ø  Edgar Castro-Liberdade (1989)
Ø  Wlad Lima – Em cena: sons  (1990)
Ø  Paulo Santana- Pim, pam, pum (1991)
Ø  Wlad Lima e Nando Lima –O pulo do Gato (1992)
Ø  Marton Maués- Ao longe ouviu-se um chamado para cantar (1994)
Ø  Nando Lima- Canto dos cantos (1996)
Ø  Wlad Lima- 10 anos em cena: Uma voz que eu não posso controlar (1997)
Ø  Nando Lima- Cantos do mundo (1998)
Ø  ..............- Desafio (1999)
Ø  Cesar Cordeiro e Ana Souza–Show de cor (2004-2006)
Ø  Nando Lima – Amazônia em cantada (2007)
Ø  Miguel Santa Brígida- Ô abre alas, um resgate dos antigos carnavais (2008) 20  anos
Ø  Cesar Cordeiro (coreografia)- Canções do tempo (2010)